Duvidas Frequentes 1

Apresentamos abaixo o primeiro grupo de dúvidas mais comuns que os clientes nos perguntam nas visitas técnicas:

Pergunta 1: Há quanto tempo vocês estão no mercado e qual sua experiência:

Alavancada pelas experiências anteriores de 2011 a 2013 como funcionário no ramo de vidros, A VVidros Engenharia foi criada em Maio de 2013. É uma empresa privada, idônea e que atende prioritariamente a grande Curitiba e Região Metropolitana. Não limitada por isto, já foram feitas obras especiais em São Paulo e Santa Catarina. Em nosso quadro de parceiros permanentes temos:

  • Profissionais certificados com o curso NR-35 – Segurança no Trabalho em Altura.
  • Parceria de 13 anos com Montadores da Área de Vidros com 30 anos de experiência.
  • Parceria de 10 anos com Serralheiro Profissional com 25 anos de experiência.
  • Parceria de 14 anos com Calheiro Profissional com 24 anos de experiência.
  • Parceria de 9 anos com Aplicador de Películas Profissional com mais de 20 anos de experiência.
  • Parceria com Eletricista Profissional que faz a instalação do motor para as coberturas retráteis. E que possui grande conhecimento na área de segurança eletrônica.
  • Parceria de longa data com equipes de Pintores Profissionais com grande experiência.
  • Parceria com diversas Equipes e/ou Empresas de Profissionais da Construção Civil com grande experiência comprovada.

É isso que dá muito mais tranquilidade aos clientes para contratar a VVidros Engenharia!

Para mais informações sobre os nossos Diferenciais: Clique Aqui

Pergunta 2: Como solicitar um orçamento? E quanto custa a visita?

Nossos clientes podem nos enviar uma solicitação de orçamento através de um de nossos canais de comunicação:

WhatsApp: +55 41 9-9898-2002
Ligação direta: +55 41 9-9898-2002

e-mail: contato@vvidros.com

Efetuamos os orçamentos sem nenhum custo e nem o compromisso do cliente fechar contrato conosco. O que significa total confiança na qualidade dos nossos serviços e na crença de sempre oferecermos a melhor relação satisfação-benefício-custo.
Mas fique atento pois a intenção da VVidros Engenharia é sempre vender os serviços com a máxima qualidade e honestidade. Portanto, não estamos no mercado para concorrer no quesito do menor preço.

Pergunta 3: Quais os tipos de vidros que a VVidros Engenharia utiliza?

Basicamente trabalhamos com 3 tipos de vidro: o COMUM (para o Sistema de Esquadrias), o TEMPERADO e o LAMINADO. 

O vidro temperado é resultado de um processo de fábrica em que uma folha de vidro comum sofre um aquecimento e na sequência um rápido resfriamento, ganhando desta forma de 6 a 7 vezes mais resistência comparado a um vidro comum. 

Já o vidro laminado é uma composição de 2 folhas de vidros comuns unidas centralmente a uma película (lâmina de PVB).

Em alguns casos especiais é feita a instalação do vidro temperado-laminado, unificando as vantagens de cada um.

Em outra análise podemos classificar os vidros em LISOS: muito comumente utilizados nas coberturas e fechamentos (portas e janelas). E IMPRESSOS: utilizados para boxes e separação de ambientes em que se deseja um certo nível de privacidade. Exemplos: Serigrafado Jateado ou Serigrafado Colorido (opção de várias cores).

Pergunta 4: E qual a espessura dos vidros utilizados?

Para coberturas e toldos: Temperado 8mm, Laminado 4+4mm ou Temperado-Laminado 6+6mm.

Para fechamentos (portas e janelas): Comum 4mm, Temperado 6mm ou 8mm ou Laminado 4+4mm.

Para muros de vidro, guarda-corpos e corrimãos: Temperado-Laminado 6+6mm.

Pergunta 5: Mas os vidros utilizados realmente têm resistência suficiente? Parecem ser muito finos!

Sim. Até hoje a VVidros Engenharia felizmente não teve nenhum relato de quebra dos vidros devida à ação de chuvas de granizo. O que muitas vezes ocorre nas coberturas de policarbonato, principalmente as que foram instaladas com placas de 6mm.

Um de nossos fornecedores de vidros fez um estudo empírico em que consistia na colocação de um vidro temperado 6mm apoiado em 2 bases afastadas de 1,00m uma da outra. Neste teste verificaram que no meio do vão do vidro, impressionantemente suportou uma carga pontual de 160kgf antes de quebrar. O que equivale a pouco mais que o peso médio de 2 pessoas.  

Importante ressaltar que no teste foi utilizado vidro temperado 6mm. E nas nossas obras utilizamos comumente os vidros temperados 8mm para as coberturas. Ou seja, com resistência maior ainda!

Pergunta 6: E em relação à segurança, não é fácil a intrusão nas edificações?

Nos vidros móveis instalados pela VVidros Engenharia possuem elementos de travamento como: fechadura com chaves, sistema bate-fecha por pressão, braço de travamento, fechamento por contrapeso. Todos já projetados por seus fabricantes de modo a dificultar ao máximo a ação de ladrões. Costumamos explicar aos nossos clientes que por muitas vezes é mais fácil quebrar o vidro do que tentar violar os elementos, porém, esta ação geraria um barulho muito grande, chamando a atenção de toda a vizinhança. 

E de qualquer forma, caso o cliente ainda se sinta inseguro, a VVidros Engenharia sempre recomenda a instalação de sistemas de segurança como câmeras, alarmes, sensores de barreira, cercas elétricas, entre outros.

Pergunta 7: Se forem instalados elementos em vidro em minha residência, pelo fato do material ser transparente, não ficará quente e abafado por dentro?

Ficaria sim. Porém, nos vidros de nossas coberturas sempre aplicamos películas de proteção e conforto térmico. E na maioria dos casos utilizamos películas refletivas que tem função de bloquear a passagem de quase 100% dos raios UV-A e UV-B, de parte do calor da incidência dos raios solares e de uma pequena porcentagem da entrada de luminosidade.

Atenção: a película auxilia da redução da incidência do calor do Sol, mas não é um sistema de ar condicionado!

Também há a opção de instalar vidros refletivos, que são vidros já fabricados com uma camada refletiva em sua composição. Tem maior custo, mas a durabilidade é muito maior.

Pergunta 8: Há outro modo de diminuir o calor no ambiente que será coberto?

Para melhorar a ventilação e climatização do ambiente a VVidros Engenharia sempre recomenda que haja portas ou janelas em lados opostos ou pelo menos transversais, para a possiblidade de se ter uma ventilação cruzada.

Outra opção é a instalação de Telhas Termoacústicas na cobertura, ao invés do vidro. Estas possuem basicamente um dos melhores níveis de isolamento térmico e acústico em termos de telhado.

E se possível, a instalação de um eficiente sistema do ar condicionado também é sempre bem vindo.

Pergunta 9: Qual é a inclinação do vidro usada nas coberturas?

A inclinação mínima do vidro é de 6%. Bem menor do que uma telha cerâmica que necessita de uma inclinação mínima de 35%. Essa inclinação menor é devido ao fato do vidro ser um material com menor atrito, ou seja, onde a água da chuva “escorrega” melhor. E porque as folhas de vidro ficam retilíneas num mesmo plano. Geralmente a VVidros Engenharia adota 10% de inclinação do vidro para que a chuva escorra melhor na superfície do vidro e não fiquem tantas gotas “paradas”.

Pergunta 10: Entendi, mas o que significa uma inclinação de 10%?

Inclinação, que também é conhecida como caimento, é a relação do desnível (altura) e da profundidade da cobertura. Por exemplo, se temos uma cobertura começando a 2,40m de altura (cabeceira) e terminando a 2,10m de altura (junto à calha), temos um desnível de 0,30m entre o ponto mais alto e o mais baixo. E caso a profundidade seja de 3,00m em planta, teremos os 10% de inclinação. Ou seja 0,30m (desnível) divididos por 3,00m (profundidade) é igual a 0,10. O que equivale a 10%.

Pergunta 11: Como é feito o travamento e a vedação dos vidros nas coberturas?

A VVidros Engenharia geralmente trabalha com o sistema selado de coberturas, o que quer dizer que utilizamos silicone para fazer o travamento e a vedação das folhas de vidro. Em casos mais extremos onde a pressão e o efeito do vento são grandes, como em coberturas de apartamentos do 20º ou do 30º andar, utilizamos perfis com travamento mecânico (parafusos) e silicones estruturais, especialmente desenvolvidos para ter uma maior aderência comprovada.

Pergunta 12: Qual o material mais recomendado para a montagem das estruturas: aço, alumínio, madeira ou concreto armado?

Depende de vários fatores como a especificação do projeto arquitetônico elaborado (caso haja), dimensões de cada folha de vidro, dimensões totais da cobertura, dimensões dos vãos sem apoio, localização da obra, se a cobertura é fixa ou retrátil, etc. Para cada caso há de se fazer uma análise mais abrangente, pois cada material tem suas características, bem como suas vantagens e desvantagens. Você pode solicitar diretamente e sem compromisso um orçamento para a VVidros Engenharia.

Pergunta 13: Vocês também fazem Pergolados?

Sim, para ambos os casos. 

Caso 1: o cliente já possui em sua residência um pergolado de madeira, concreto, alumínio ou aço. E a VVidros Engenharia faz a instalação dos vidros. 

Caso 2: O cliente ainda não possui o pergolado. E a VVidros Engenharia faz a montagem e instalação da estrutura com o material a ser escolhido pelo cliente e por fim, a instalação dos vidros.

Para mais fotos e informações sobre as sobre nossos Pergolados: Clique Aqui

Pergunta 14: Os serviços prestados pela VVidros Engenharia têm garantia? De quanto tempo?

Sim, certamente. Via de regra damos uma garantia permanente, efetiva e real de 1 ano. Em casos especiais, dependendo das condições, é possível negociar a extensão deste período.

E comprovadamente retornamos à obra executada para os devidos reparos quando necessário.

Pode perguntar para os nossos clientes! 

Importante ressaltar que a garantia da VVidros Engenharia implica na reparação de problemas que eventualmente venham a surgir e abrange defeitos de montagem, infiltração e deficiência de material utilizado. Não abrange atos de vandalismo, acidentes, anomalias climáticas como chuvas de granizo ou ventos acima da média histórica, e, quebra de vidros, salvo por deficiência estrutural. Também não abrange falhas de construção da edificação com paredes e muros com a pintura trincada, falhas no rejuntamento das pastilhas e sem a devida impermeabilização.

Pergunta 15: Ouvi falar sobre um documento chamado ART, do que se trata?

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), é um documento emitido e assinado por Engenheiro Civil habilitado e devidamente cadastrado no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do seu Estado. Nele são especificados itens importantes da obra como dados do Responsável Técnico, atividades que serão executadas, dados do cliente, área, valor (que pode ser omitido, para segurança), endereço, etc.

Veja mais informações da ART no site do próprio Crea-PR: Clique Aqui

O mais importante para os clientes é que a ART é um documento registrado no Crea-PR e que representa uma garantia adicional da qualidade e finalização da obra, já que o documento é vinculado ao nome do Responsável Técnico.

A VVidros Engenharia fornece a ART em todas as obras por ela executada, sem nenhum custo adicional.

CUIDADO: Alguns profissionais emitem a ART e acabam não efetuando o pagamento da taxa devida ao Crea-Pr. O que torna o documento efetivamente válido é a comprovação do seu pagamento. Fiquem muitos atentos a este detalhe!

Ainda possui alguma dúvida?
Fale com nossa equipe especializada

Copyright ©2025 VVidros Engenharia – Cobertura Vidro em Curitiba. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Preciso Web